Programando Erlang - 1 de Any

Na virada do ano, uma das minhas resoluções para 2014 foi a de que este ano aprenderia Erlang. Eu queria brincar com alguma linguagem que usasse ideias diferentes das que uso no trabalho e que me ensinasse mais do que simplesmente outro jeito de escrever os programas que já sei.

Como eu gostei de ler as ideias do Joe Armstrong no livro Coders at Work, e as descrições de Erlang na Internet me deixaram curioso, resolvi que em 2014 eu iria aprender Erlang. E assim, decidi por comprar logo o livro Programming Erlang, escrito pelo próprio Joe, e tentar aprender por ele.

Ainda não terminei de ler o livro, estou curtindo o aprendizado, acho que foi uma boa escolha de linguagem “extra” pra aprender. Mas como o livro fala sobre bastante coisa, resolvi escrever alguma coisa logo porque se deixar para escrever sobre o livro inteiro a tarefa vai ficar grande demais e eu vou fugir correndo com medo dela.

Então... Erlang!

É uma linguagem divertida. =)

Erlang é uma linguagem funcional com tipagem dinâmica, de propósito geral, focada em facilitar o desenvolvimento de programas concorrentes e que roda em uma máquina virtual própria (também chamada BEAM).

Mas Erlang é mais do que uma linguagem, podemos dizer que Erlang é todo um ambiente diferente. A VM de Erlang lembra um sistema operacional em muitas formas, possuindo seu próprio shell, seu próprio gerenciador de processos, seu esquema de atualização sem precisar parar nenhum processo e seus mecanismos disponíveis para comunicação entre processos.

Um processo Erlang não é nem um processo do sistema operacional nem uma thread: é um processo leve, muito mais leve que threads. A criação de um novo processo é praticamente gratuita -- pode-se dizer que criar um novo processo em Erlang é tão comum e tão sossegado quanto instanciar um novo objeto em Java.

Em Erlang, é idiomático encapsular funcionalidade em processos, e é comum um sistema ter milhares desses processos concorrentes, cada um com sua responsabilidade. Assim, esses processos encapsulando funcionalidades são análogos aserviços em uma arquitetura orientada a serviços, só que em Erlang eles aparecem numa forma bem natural na linguagem e mais integrada ao ambiente.

Aqui, permita-me apresentar algumas coisinhas da linguagem pra você, bem rapidão. Para acompanhar, instale Erlang (no Ubuntu: sudo apt-get install erlang).

Super-quick-little-taste-of-Erlang

Veja o seguinte esqueleto de um programa concorrente em Erlang:

"Esqueleto de programa Erlang"

Note a recursão na função loop: é assim que se faz processos iterativos (loops) em Erlang, que não tem sintaxe especial para isso. O compilador implementa a otimização de “recursão de cauda” (tail recursion) para fazer uma função escrita de maneira recursiva executar de forma iterativa  -- isto é, sem re-chamar a função aumentando apilha de chamada (call stack).

Você pode testar esse código colocando-o em um arquivo esqueleto.erl e chamá-lo do shell Erlang, conforme a sessão abaixo:

 $ erl
 Erlang R16B01 (erts-5.10.2) [source] [64-bit] [smp:4:4] [async-threads:10] [kernel-poll:false]


 Eshell V5.10.2  (abort with ^G)
 1> c(esqueleto).
 {ok,esqueleto}
 2> Pid = esqueleto:start().
 <0.41.0>
 3> Pid ! "alo!".
 Received: "alo!"
 "alo!"
 4> Pid ! 1234.
 Received: 1234
 1234
 5> Pid ! {teste, com, uma, tupla, 123, "ola"}.
 Received: {teste,com,uma,tupla,123,"ola"}
 {teste,com,uma,tupla,123,"ola"}
 6>

Note os pontos finais no fim de cada comando: o comando não roda se você esquecer deles. Em Erlang, o ponto . separa comandos e declarações, o ponto-e-vírgula ; separacláusulas, e a vírgula , separa expressões.

A primeira linha, c(esqueleto). manda compilar o módulo no arquivo esqueleto.erl.

Na segunda linha, Pid = esqueleto:start(). aciona a função start() do módulo esqueleto, que vai gerar um novo processo e retornar o identificador do processo (em inglês, process identifier), que armazenamos na variável Pid.

A seguir, na terceira linha usamos o comando! para envio de mensagens em Erlang, enviando a mensagem“alo!” para o processo criado na linha anterior, identificado porPid. O comando receive da função loop() vai receber a mensagem e executar o código que imprime a mensagem na tela. A mensagem aparece repetida na tela porque o retorno do comando de envio Pid ! Mensagem é a mensagem enviada, e o shell sempre imprime o retorno do último comando executado.

As linhas seguintes apenas repetem o mesmo feito da linha anterior, com outras mensagens diferentes (um inteiro e uma tupla contendo átomos, inteiros e strings).

O comando receive tem algumas habilidades especiais: além de bloquear a execução do código até o processo receber uma mensagem (que também pode ter um timeout definido), ele pode selecionar o bloco de código a ser executado dependendo da forma ou conteúdo da mensagem, com o mecanismo chamado de pattern matching (ou, casamento de padrões).

Por exemplo, usando pattern matching, podemos alterar o comando receive da função loop() para executar um código diferente caso receba a mensagem "alo!":

loop() ->
    receive
        "alo!" ->
            io:format("Alooooow, galerinha da paaishhh!"),
            loop();
        Any ->
            io:format("Received: ~p~n", [Any]),
            loop()
    end.

Se você repetir os passos anteriores com esse novo código, receberá uma resposta mais animada quando enviar a mensagem "alo!". =)

Nesse exemplo, o padrão casado foi o conteúdo da mensagem, isto é, a string "alo!". Mas o mecanismo permite fazer vários tipos de verificações: você pode, por exemplo, verificar se a mensagem é um número ou uma tupla, se é uma tupla contendo um determinado elemento, se é uma lista com tantos elementos, etc.

Quando alguém mais acostumado ao paradigma imperativo se depara com a ideia de pattern matching (que existe em outras linguagens além de Erlang), usualmente acha útil pensar nele como um "switch-case em esteróides", uma espécie de Super Estrutura Condicional.

Em Erlang, todavia,pattern matching (ou casamento de padrões) aparece em mais do que estruturas condicionais.

De fato, na expressão:

X = 1.

o = (igual) é um acionamento do operador depattern matching de Erlang -- diferente de outras linguagens em que o igual é um operador de atribuição. Erlang não tem operador atribuição, que usualmente permite definir e redefinir o conteúdo de variáveis.

O que acontece aqui é que o operador de pattern matching liga um valor a uma variável quando esta ainda não tem nenhum valor associado (isto é, quando se trata de uma variável livre, ou unbound variable).

Na próxima vez que a variável for referenciada, ela terá o valor "casado" (matched) anteriormente, veja:

1> A.
* 1: variable 'A' is unbound
2> A="oi".
"oi"
3> A.
"oi"
4>

Uma vez ligada, a variável só casará com o valor original, e nunca mais com outro. Caso tente casar a variável com outro valor (pensando que funcionaria como atribuição), você obterá um erro avisando que falhou o casamento do padrão:

4> A = "alô". 
** exception error: no match of right hand side value "alô"

Isto porque em Erlang, as variáveis são imutáveis para o contexto local. Outra forma de dizer é: em Erlang, as variáveis são de atribuição única (single assignment variables). Uma vez atribuído um valor a uma variável, você não pode alterá-lo -- como demonstrei acima.

Isto parece estranho no começo, para quem está acostumado com o paradigma imperativo. Pensando bem, é a mesma estranheza que a gente sente quando aprende a programar e é exposto a variáveis e atribuição pela primeira vez (“como assim, x = x + 1?). Faz mais sentido pensar nas variáveis de Erlang como as variáveis da Matemática, em que o valor de um nome é sempre o mesmo.”

A imutabilidade de variáveis tem como consequência algumas coisas interessantes:

  • força você a criar novas variáveis em algumas situações, mesmo que esteja com pouca criatividade para dar um nome decente (no livro mesmo tem alguns exemplos com Word1, Word2 -- o que é meio feio)

  • evita alguns tipos debugs e simplifica a depuração, pois aumenta a previsibilidade da execução do código (isto é, você pode confiar que o valor de uma variável não vai mudar)

  • facilita a escrita de programas concorrentes e permite que sejam rodados em paralelo, pois evita uma cacetada de problemas de memória compartilhada

E esta última consequência compensa as dificuldades de dar nomes às variáveis. Porque escrever programas multi-thread é difícil de fazer direito (você precisa se preocupar com sincronização de processos e de memória), e o jeito Erlang de escrever programas concorrentes que se comunicam via envio de mensagens (o modelo de atores) simplifica as coisas, de forma que os programas são sempre paralelizáveis.

Isso faz com que aplicações escritas em Erlang escalem mais fácil do que aplicações escritas em outras linguagens. Claro que vários problemas de escalabilidade se manterão, principalmente os relacionados a hardware e infraestrutura, mas problemas de software tendem a ser resolvidos mais fácil com Erlang.

De fato, Erlang vem de fábrica com mecanismos de clusterização, e você pode facilmente iniciar nós de um cluster em algumas máquinas e disparar chamadas remotas de um nó para outro.

Para um exemplo rápido, inicie um nó do cluster em um terminal, dando um nome:

$ erl -sname lennon@localhost
Erlang R16B01 (erts-5.10.2) [source] [64-bit] [smp:4:4] [async-threads:10] [kernel-poll:false]


Eshell V5.10.2  (abort with ^G)
(lennon@localhost)1>

Em outro terminal, inicie outro nó e faça uma chamada remota ao nó anterior:

$ erl -sname mccartney@localhost
Erlang R16B01 (erts-5.10.2) [source] [64-bit] [smp:4:4] [async-threads:10] [kernel-poll:false]


Eshell V5.10.2  (abort with ^G)
(mccartney@localhost)1> rpc:call(lennon@localhost, file, list_dir, ["/"]).
{ok,["var","tmp","mnt","lib","boot","lib32","vmlinuz",
     "proc","media","bin","lib64","sys","opt","sbin","srv",
     "root","dev","usr","initrd.img","lost+found","cdrom","home",
     "vmlinuz.old","run","etc","initrd.img.old"]}
(mccartney@localhost)2>

O argumento -sname faz com que Erlang inicie um nó com o nome passado (note como o nome do nó é mostrado no prompt). No comando que executamos no segundo nó (mccartney@localhost) usamos a função call do módulo rpc para acionar uma função remotamente em outro nó e obter o resultado -- neste caso, a função os:listdir("/") para retornar a lista de arquivos do diretório raiz.

E tudo com código da distribuição padrão. (Try that in Java, biátch!)

Bom, tentei mostrar algumas coisas interessantes da linguagem aqui, mas Erlang tem muito a oferecer ainda. Ela tem outros tipos de dados interessantes (átomos, binaries, tuplas, records, e na versão R17 terá maps), um mecanismo próprio de comunicação com outros processos do sistema operacional, permite a especificação opcional de tipos para funções, um banco de dados para aplicações distribuídas, vem com ferramentas de fábrica para análise estática de código, depuração e profiling e com um conjunto de bibliotecas e funções para aplicações tolerante a falhas e distribuídas.

Só tem dois problemas de usabilidade que me incomodam um pouco:

O resto é fantástico. =)

Caso você tenha ficado curioso, pode querer conferir o livro Learn You Some Erlang -- não li, mas já tirei algumas dúvidas nele caindo de buscas do Google e pareceu muito bom. Have a nice journey! :)

Valeu pela revisão, Fredi e Denise.