Problemas da Filosofia

Um amigo indicou-me a leitura de The Problems of Philosophy (Os Problemas da Filosofia), uma introdução a Filosofia escrita por Bertrand Russell, filósofo e historiador britânico. O livro é excelente, esclareceu várias dúvidas minhas e me fez pensar melhor sobre muitas coisas.

O texto original está disponível no Projeto Gutenberg, e existem também algumas traduções online.

Ele começa fazendo a pergunta: “Existe algum conhecimento no mundo que é tão certeiro que nenhum homem razoável poderia duvidar?” Partindo daí, ele segue mostrando por que responder essa pergunta é difícil, apontando as hipóteses que comumente assumimos como verdadeiras e quais motivos podemos ter para acreditar nelas ou não.

Demorei um pouco pra aceitar que o motivo porque acreditamos que o sol vai nascer amanhã é, basicamente, porque ele já nasceu muitas vezes antes! I mean... dude, the shit is probabilistic! Aparentemente, isso é um choque pra quase todo mundo, então não estou sozinho.

É fascinante a quantidade de coisas que assumimos -- algumas com mais motivos e outras com menos -- e o livro faz um bom trabalho de esmiuçar várias dessas coisas. Ele é relativamente curto, mas é denso para noviços como eu, então é meio difícil tentar resumir aqui o que se pode tirar dele.

Mas tendo lido esse livro, me sinto mais seguro sobre algumas coisas em que acredito e também mais capaz de analisar os motivos que tenho para avaliar novas informações. Quando alguém vier com historinhas tipo “não existe verdade absoluta, só existem percepções” com o intuito de me confundir sobre os fatos -- como já me aconteceu antes -- estarei melhor preparado para lidar com isso.

Entendo agora que não existe uma “verdade absoluta” sobre todos os assuntos, que possa ser conhecida a uma mente, mas sei que existem algumas verdades universais que podemos aplicar para raciocinar com fatos, probabilidades e com hipóteses, conforme os motivos (ou falta de motivos) que temos para acreditar nelas.

Quem tem curiosidade sobre como as coisas funcionam, como conhecimento funciona, recomendo a leitura deste livro; vale a pena. Embora outra introdução a Filosofia provavelmente sirva também.

Valeu, Flávio, pela recomendação do livro. =)