Ok, hoje estou tirando a preguiça do traseiro para escrever sobre algo que há tempo queria fazer: uma lista de alguns programas úteis que uso no Ubuntu. A maioria deles eu demorei um pouco para descobri-los, por isso acho uma boa idéia falar deles por aqui -- são aplicações bacanas que merecem uma boa propaganda.
Meld
Meld é uma ferramenta muito útil para programadores, mas que pode muito bem ser útil para outras pessoas também. Ele ajuda você a ver as diferenças entre versões diferentes de arquivos ou pastas, e permite copiar as coisas de um lado para outro e vice-versa.
Comparando duas pastas com o Meld:
Ele é uma mão-na-roda para o desenvolvedor na hora de fazer merges complicados, e também para verificar a situação de projetos que foram alterados por pessoas diferentes sem usar um sistema de controle de versão decente (que aliás, se a escolha estiver em aberto pra você ou caso ainda esteja usando CVS/SVN, recomendo dar uma boa olhada no Mercurial -- pode começar por aqui).
Para instalar no Ubuntu, digite num terminal:
sudo apt-get install meld
Dica: um jeito rápido de copiar e colar linhas de comando do navegador no terminal é dar um triplo-clique (clicar 3x) em qualquer lugar da linha pra selecioná-la inteira, e depois clicar no terminal com o botão do meio (isto é, com a rodinha do mouse) -- isto já copia e cola incluindo até o Enter. É o "copiar e colar" mais tradicional do Linux, pra mim é meio surpreendente como muitos power-users desconhecem esse truque.
Shutter
Shutter é um programa que ajuda a fazer capturas da tela, aka, screenshots. A maioria das pessoas está acostumada a fazer esse tipo de coisa usando a tecla Print Screen, mas o legal do Shutter é que você pode escolher um pedaço específico da tela pra capturar, fazer alterações por cima, tudo no mesmo passo.
Ele também tem plugins para aplicar efeitos nas imagens, fazer upload para ImgUr, TwitPic, ImageShack, Dropbox, etc.
Pra instalar no Ubuntu, digite num terminal:
sudo apt-get install shutter
DBeaver
O DBeaver é uma aplicação cliente de banco de dados SQL, que suporta vários bancos e plataformas. Não é muito espetacular, mas de todas as aplicações open-source desse tipo que testei, é de longe a que tem a melhor usabilidade. Ele baixa os drivers adequados para conectar nos vários bancos diferentes, só esse recurso já é uma bela duma ajuda.
Pra instalar no Ubuntu, você pode escolher entre baixar e instalar o pacote Debian ou baixar e descompactar o zip do site http://dbeaver.jkiss.org/download -- ou ainda, você também pode instalar como plugin para o Eclipse se preferir.
PlayItSlowly
O PlayItSlowly é um programa muito legal que permite reproduzir arquivos de áudio ou vídeo em velocidade e frequência diferentes do áudio/vídeo original, até já andei falando antes sobre ele por aqui.
Usando o PlayItSlowly você pode fazer andar mais rápido o vídeo daquela palestra lenta que dá sono e também ouvir um trecho duma música repetindo em velocidade mais lenta sem perder o tom original, pra você poder perceber melhor as notas -- bem útil pra quem quer aprender a tocar alguma música. Além disso, você também pode sacanear seus amigos reproduzindo uma gravação deles conversando com a fala fina... Esse programa é muito bacana, especialmente porque eu tenho uma pequena parcela de contribuição no quão legal ele é: a última versão dele inclui algumas melhorias na interface que eu implementei. =)
Se você está usando a última versão do Ubuntu, pode instalar digitando no terminal:
sudo apt-get install playitslowly
Caso esteja usando uma versão mais antiguinha, considere baixar o pacote com a última versão do site -- prometo que a interface melhora legal.
Amphetype
Amphetype é um programa pra treinar digitação com textos que você escolhe, que também gera umas estatísticas joiadas. Infelizmente, não está mais sendo mantido e acho que nunca teve um empacotamento de verdade pra Linux (só tem instalador para Windows e Mac). Mesmo assim, continua sendo bem decente -- eu uso uma versão que modifiquei levemente para facilitar a deleção dos textos fontes. Um dia quem sabe eu tomo vergonha na cara e tento montar um pacote, publicar o patch, etc.
Como falei, não tem um empacotamento pronto pra Linux, mas você consegue rodar baixando o código-fonte, usando alguns comandos no terminal:
- Instale o subversion para poder baixar os fontes:
sudo apt-get install subversion
- Use o subversion para baixar os fontes:
svn checkout http://amphetype.googlecode.com/svn/trunk/ amphetype-read-only
- Execute o programa com o comando:
python Amphetype.py
Pinta
O Pinta é um programa muito bem feitinho, pra editar imagens no estilo do MS Paint -- uma coisa que demorou um pouquinho pra aparecer no Linux. Um recurso legal dele é o “Recolor”, que pinta apenas em cima de uma determinada cor. Funciona como aquelas canetas marca-texto, permitindo chamar atenção para textos em outras imagens como nesse exemplo:
É divertido pintar com o Pinta =)
Instale no Ubuntu digitando num terminal:
sudo apt-get install pinta
Programas para usar na linha de comando
Além desses programas, gostaria ainda de falar rapidão de outros programas úteis pra quem também gosta de usar a linha de comando:
- quilt é um conjunto
de shell-scripts que ajudam a lidar com diffes e patches, é uma
ótima ferramenta para um desenvolvedor ter na sua caixa, já me foi
útil várias vezes. Instale com:
sudo apt-get install quilt
- rlwrap é um programa que
adiciona os recursos da linha de comando de histórico e atalhos de
edição, em qualquer outro programa que leia comandos da entrada
padrão (Teste com
rlwrap ruby
, por exemplo). Instale com:
sudo apt-get install rlwrap
- tree
é um programa bem simples, que lista os diretórios em forma de
árvore. Por algum motivo, levei anos pra descobrir que esse programa
existia. Instale com:
sudo apt-get install tree