A maleta do milhão

maleta do
milhão

Anos atrás, eu estava numa sessão de conversação da escola de inglês (que por sinal, paguei caro e não valeu o retorno), e a professora pediu pra cada pessoa dizer o que faria se encontrasse uma maleta com um milhão de reais. Desperta a imaginação do pessoal, surgiram rapidamente novos adjetivos, verbos e substantivos do idioma da rainha na fala da galera, cumprindo a intenção da brincadeira (Ilustração roubada de: julianrod).

As respostas variaram entre os malandros que devolveriam a maleta pedindo uma recompensa, a galera bon-vivant que beijaria a maleta e torraria a grana viajando o mundo conhecendo gente nova e fazendo festa, e o pessoal consciência social que doaria tudo pra os pobres (hmm, talvez antes comprar um apartamento modesto. ahn, e mandar uma grana pra os pais também..!). A minha resposta: "Eu faria de conta que não tinha visto nada, deixava a maleta lá e ia-me embora! Dinheiro assim só traz azar..." Ok, pode não ser a resposta mais imaginativa do mundo, e certamente vem com uma carguinha de superstição (o que vem fácil, vai fácil) de brinde.
Todavia, acredito que seja uma superstição que é na verdade útil (principalmente se a maleta pertence a um gângster com o dobro do meu tamanho, ou a um golpista que me ludibriaria mais tarde), pois pensando desse jeito eu tendo a não ser ambicioso demais.

Dinheiro fácil é um atrativo pra muita gente - a Internet está cheia de tramóias que prometem ensinar como ganhar na Mega Sena (vender apostilas de tramóias vem a ser possivelmente o jeito mais fácil de lucrar com a Mega Sena), e tem muita gente que gasta considerável dinheiro e esforço montando esquemas pra ajudar a aumentar as chances. As famosas fraudes nigerianas fizeram a miséria de muita gente que caiu no conto de vigário contado em emails pessimamente escritos (a propósito, quem lê inglês se divertirá com a história do cara que sacaneou o spammer nigeriano). E tudo isso, por acreditar na falsa premissa de que mais dinheiro é igual a mais felicidade.

Bem, eu provavelmente não vivi o suficiente pra poder opinar com muita propriedade sobre assuntos financeiros (ainda tenho muitas más decisões a tomar pela frente :), mas o pouco que já vivi me é suficiente pra corroborar o seguinte princípio: "Você DIFICILMENTE vai ser mais feliz do que você é agora, com mais dinheiro do que você tem agora."

Aparentemente, todo mundo sabe disso, mais ou menos. Ao mesmo tempo, todo mundo ainda quer ganhar um pouco mais, e acaba eventualmente pensando que só fala esse tipo de coisa quem já tem uma vida confortável, emprego razoável, etc e tal. Bem... talvez isso tenha sua parcela de verdade. Ainda assim, é certo que quem não consegue se satisfazer com um salário mirrado, dificilmente vai aprender a ser feliz com um salário maior. Porque um salário maior pode até trazer um pouquinho mais de conforto, mas não vai mudar muito o jeito que você funciona.

O pensamento de que a gente seria mais feliz se tivesse mais dinheiro está diretamente relacionado com um viés cognitivo conhecido como ancoragem (a Wikipedia em inglês tem um ótimo artigo a respeito). Ancoragem se trata da tendência humana de confiar demais em um determinado dado ou informação (a "âncora"), na hora de tomar uma decisão. O exemplo da Wikipedia é, na busca de um carro usado para comprar, focar excessivamente no ano ou no registro do odômetro (ancorando o valor do veículo à essa informação), em vez de nas condições de manutenção do motor e da transmissão, e do veículo em geral.

Com o salário mensal é a mesma coisa: ancoramos trouxamente os números no contracheque ao nosso bem estar em geral! Quando vem um aumento, o efeito na felicidade vem e vai, e passa pouco antes ou depois de logo. O satisfeito seguirá satisfeito e o descontente, descontente (às vezes um pouco menos, às vezes um pouco mais).

E dinheiro fácil ganhado na loteria pode muito possivelmente ser a pior coisa que acontece na vida de alguém. Existem inúmeros casos em que os "sortudos" só se fodem com as consequências, ou porque não sabem administrar a grana, ou porque perdem a paz porque a família discordou do melhor jeito de gastar e se volta contra ele, ou porque tem um monte de malandro querendo se aproveitar. Quantos quiçá prefeririam nunca ter apostado...

Se o tempo e o dinheiro que as pessoas despendem nesses esquemas de dinheiro fácil (bolão, tramóia pra Mega Sena, jogatinas online, etc) fossem usados pra aprender alguma habilidade nova, ou estudar algum assunto de interesse, provavelmente seria uma fonte maior de felicidade, bem-estar e, por que não, talvez até de riqueza mesmo. Alguém pode descobrir que gosta de pintar, bordar, contar histórias, tocar um instrumento, fazer desenhos/vídeos engraçados, sei lá!, e acabar arranjando um novo ofício enquanto se diverte!

É bem possível que eu esteja sendo tendencioso escrevendo sobre isso tudo, porque neste momento estou em transição entre dois empregos, sendo que o salário no meu emprego atual compreende mais ou menos a metade do meu salário anterior (obtive um aumento de -50%, yay!). Por causa disso, muita gente veio me dizer que estou fazendo besteira, arruinando minha carreira, que não valia a pena, etc e tal. Aparentemente, são bem poucas as pessoas que sabem que, na verdade, eu não estou sacrificando nada!
Estou só tentando ser feliz.

E quer saber? Só de me dar conta que eu consegui sair de onde eu estava, e estou indo pra onde estou indo, já me dá um contentamento do caráleo! :D